sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O que você achou da TV por Assinatura em 2012

Pagamos altas mensalidades, os receptores são de baixa qualidade, os técnicos muitas vezes não fazem o melhor trabalho do mundo na hora de instalar, o sinal ainda sofre com muitas interferências, os satélites são velhos... enfim, ainda convivemos com milhares de problemas das mais variadas naturezas, mas nós acreditamos que um dia o serviço será de alta qualidade.
Buscamos colaborar com você assinantes, esclarecendo dúvidas, comparando operadoras, divulgando
notícias e alertando você, que assim como nós, quer um serviço de TV cada vez melhor. Aproveito então esse final de ano cheio de novidades boas e ruins na TV, para analisar como um todo se houve ou não evolução nesse ano que passou.

O ano de 2012 e os canais HD/3D
Quando os televisores de alta definição começaram a ser popularizar por aqui, e os primeiros canais foram surgindo (nos idos de 2005, 2006), qualquer pessoa que conhece um pouco de tecnologia facilmente pensaria: nossa, daqui uns 2 ou 3 anos todos os canais serão em HD. Pois é, pensamento este que não deve ser repudiado, pois normalmente as coisas correm rápido com a tecnologia. Mas por ironia do destino, na TV aberta e na TV por assinatura essa mudança ocorreu muuito lentamente. Já se passaram mais de 5 anos e a situação é considerada crítica na transição do analógico para o digital/HD. Em 2012 e a proporção de canais HD nas operadoras não ultrapassa jamais os 25%! Em 2012 tivemos a OI TV e a VIVO TV evoluindo muito, oferecendo seus pacotes HD bastante competitivos. A Claro TV acabou se mexendo no fim do ano e terá quase 30 canais disponíveis já na semana que vem, chegando perto das maiores SKY e NET.
A NET se movimentou também e já é a campeã isolada no número de canais HD, oferecendo inéditos como Home and Health HD, ID HD  e GNT HD. Já a SKY no que diz respeito a novos canais acabou tendo um 2011/2012 praticamente trágico. Não incluiu mais canais SD além do estritamente obrigattório e ainda teve uma evolução no pacote HD pífia. As expectativas para 2013 são melhores, pois terá um novo satélite disponível, mas isso ainda não passa apenas de esperança para seus clientes.
Quanto a canais 3D, que tomam números em outros países, por aqui ainda engatinham. A Globosat começou a fazer testes com a tecnologia, chegando a transmitir alguns eventos como o UFC em caráter experimental. A Globosat também foi pioneira em testar a transmissão em 4K, o chamado quad full HD, maior resolução disponível no mundo. Mas por uma pena, de realidade concreta temos apenas a Rede TV HD 3D, em uma análise fria da tecnologia.
A Lei da TV aberta
Outro ponto forte e polêmico de 2012 foi a chegada da nova Lei da TV por assinatura. Com ela várias polêmicas chegaram, brigas e discussões entre as operadoras e governo. Grandes como a SKY e a Claro TV se mostraram contrárias a Lei, alegando indisponibilidade técnica para incluir canais de TV aberta em seus satélites. Os pedidos ainda estão sendo analisados, e caso percam, pelo menos mais 10 canais (12 na SKY) serão adicionadoas, dentre eles a MTV Brasil, RBTV e a MIX TV.

Até o fim do ano seguiremos analisando em outros posts, mais aspectos que mudaram e, principalmente, aqueles que precisam melhorar na TV por assinatura brasileira. Aguardem.

0 comentários:

Postar um comentário