quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Aliança contra Pirataria da Televisão Paga é o presente da Directv para o mercado brasileiro

Desde meados do segundo semestre do ano passado temos alertado aos consumidores de receptores de tv via satélite usados para quebrar o sinal dos canais de operadoras de tv paga de que neste ano de 2013 o combate à pirataria de televisão paga seria acirrado.
Comentamos várias vezes sobre isto pois a movimentação dos principais envolvidos com o mercado de tv pago não só no Brasil, mas em toda a América Latina estava alinhando-se no sentido de encontrar ações que pudessem efetivamente combater a pirataria de tv paga em toda esta região.
Algumas ações discretas e outras enérgicas foram tomadas no ano passado, como a apreensão e destruição de receptores de tv via satélite em seus principais distribuidores, Paraguai e Uruguai.
Proibição da venda dos receptores do tipo Azbox e similares no Brasil e Chile.
Campanhas televisivas para tentar conscientizar os consumidores da Argentina, Bolívia e demais países de língua espanhola.
Fechamento de servidores de cardsharing.(AINDA ESTAMOS AQUI)
E as tentativas de tirar as emissões de SKS do satélite Hispasat, operação que culminou num apagão SKS posteriormente mal sucedido que ocorreu no satélite Hispasat no último final de semana.
Apesar de estas parecerem ações isoladas, muitas delas encabeçadas pela Nagra, a empresa que fornece o serviço de codificação dos canais para algumas das operadoras que sofrem com a pirataria da tv paga, na realidade elas estavam culminando para a formação de um consórcio de empresas que irão financiar fortemente o combate à pirataria da tv paga a partir de agora em toda a América Latina, incluindo aí o Brasil.
Este consórcio, que está sendo chamado de Alianza Contra la Piratería de Televisión Paga, está sendo encabeçado pelas empresas Directv e Nagra, e incluirá também as operadoras de tv por assinatura DIRECTV PanAmericana, SKY Brasil, Telefônica/Oi, VTR, Claro Peru, Claro Ecuador, Claro Colombia e Claro Chile.
Além destas empresas, também os seguintes produtores de conteúdo estão financiando a Alianza Contra la Piratería de Televisión Paga, são eles Discovery, ESPN, Canais Latino Americanos da Fox International, Globosat, Grupo Latino Americano da HBO, Telecine, Televisa, Turner Broadcasting System Latin America e Win Sports.
Também a ABTA (Associação Brasileira da TV por Assinatura) e a Media Networks Latin America fazem parte da Alianza.
Durante o ano outras empresas deverão entrar para a Alianza Contra la Piratería de Televisión Paga.
Foram traçadas algumas metas genêricas como os objetivos da Alianza:
- Monitorar e investigar a pirataria FTA: trocando em miúdos os servidores e consumidores do cardsharing e IKS deverão começar a ser rastreados pelas operadoras que são também provedores de internet; os vendedores de receptores também devem ter um motivo a mais para se preocupar.
- Conduzir amplo treinamento com reguladores e autoridades de repressão à pirataria: isto quer dizer lobby para que ações políticas e policiais sejam mais efusivas contra os vendedores e consumidores de receptores que quebram o sinal da tv paga. Também os instaladores que trabalham com os produtos das operadoras de tv por assinatura devem ser pressionados a não trabalhar para o mercado de pirataria da tv paga e denunciar os locais onde são usados receptores de tv paga.
- Apoio às ações de combate contra piratas FTA: isto quer injetar dinheiro nas ações das instituições que podem combater o mercado de pirataria da tv paga.
- Aumentar a informação ao público sobre a pirataria FTA: isto quer dizer propagandas mais frequentes tentando conscientizar o público a não usar os receptores para piratear a tv paga e incentivar os que não concordam com a pirataria da tv paga a denunciar quem vende e usa este tipo de equipamento.
- Colaborar e apoiar as iniciativas anti FTA realizadas por associações de TV por assinatura de cada país como a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura: isto significa que a ABTA deve ter mais grana para contratar mais gente para atuar no combate à pirataria da tv paga.
A Alianza Contra la Piratería de Televisión Paga criou um website para comunicar suas conquistas para o público.

0 comentários:

Postar um comentário